Google Tradutor

Pesquisar este blog

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NOSSO BLOG,DESDE JA MUITO OBRIGADO!
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
ver tv online

Ultimas Postagens

terça-feira, 17 de maio de 2011

Climatologistas consideram exoplaneta potencialmente habitável

AFP


Um dos planetas que gira ao redor da estrela-anã Gliese 581d poderia ser "habitável", com clima propício para a existência de água em estado líquido e vida, segundo um estudo que uma equipe de climatologistas acaba de publicar.


Os astrônomos querem determinar se alguns dos 500 exoplanetas descobertos são aptos para abrigar a vida.


Sete vezes mais maciço que a Terra e aparentemente rochoso, o Gliese 581d "poderia ser o primeiro planeta potencialmente habitável" descoberto até hoje, anunciou esta segunda-feira o francês Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS) em um comunicado.


Detectado em 2007 a 20 anos-luz (1 ano-luz = 9,5 trilhões de quilômetros) do Sistema Solar, o Gliese 581d foi considerado na ocasião frio demais para ser "habitável", ou seja, com temperaturas compatíveis com a presença de água em estado líquido em sua superfície.


Este exoplaneta, que orbita ao redor de uma estrela pouco quente, uma anã-vermelha, recebe três vezes menos energia em comparação com a que a Terra recebe do Sol. Também é possível que tenha sempre a mesma face voltada para a sua estrela, enquanto a outra permanece em eterna escuridão.


Apesar das desvantagens, o Gliese 581d poderia se beneficiar de um efeito estufa, que lhe dá um clima "quente a ponto de permitir a formação de oceanos, nuvens e chuva", segundo uma modelização que ilustra "a grande variedade de climas possíveis para os planetas da galáxia", acrescentou o CNRS.


Nesta simulação, a equipe de Robin Wordworth e François Forget, do Laboratório de Meteorologia Dinâmica (LMD) do Instituto Pierre Simon Laplace de Paris, se inspirou nos modelos usados para o estudo do clima terrestre, ampliando a gama de condições possíveis.


Se tiver uma atmosfera densa em dióxido de carbono (CO2), o que é considerado muito provável pelos cientistas, o exoplaneta pode evitar a condensação de sua atmosfera na face noturna e inclusive ter um clima quente.


Após um fenômeno denominado "difusão Rayleigh", que dá a tonalidade azul ao nosso céu, a atmosfera terrestre reflete para o espaço uma fração importante do resplendor azul, limitando o aquecimento do nosso planeta. Um efeito que é pouco sensível com o vermelho, segundo os cientistas, cujos trabalhos foram publicados na revista científica "The Astrophysical Journal Letters".


O Gliese 581d, terceiro planeta que orbita ao redor da anã-vermelha, poderia estar em uma penumbra avermelhada, com uma atmosfera densa e uma espessa camada nebulosa.



ah/vm/mvv/dm




Ônibus espacial Endeavour parte para sua última viagem

Chris O'Meara/AP
Missão de 16 dias terá experimentos científicos na Estação Espacial Internacional


O ônibus espacial Endeavour partiu na manhã desta segunda-feira (16) de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos, para o espaço em sua última missão.

O lançamento aconteceu as 09h56, no horário de Brasília, e levou ao espaço seis pessoas. A missão STS-134 é liderada pelo comandante Mark Kelly. Também fazem parte do grupo o piloto Gregory Johnson e os especialistas de missão Michael Fincke, Greg Chamitoff, Greg Chamitoff e Roberto Vittori, da Esa, agência espacial europeia.

A tripulação fará diversos experimentos científicos, e levará um detector para o estudo da física das partículas nos raios cósmicos.

Além disso, os astronautas preencherão os radiadores com amoníaco e instalarão ganchos e plataformas de suporte no braço robótico da nave, entre outras operações.

Durante os 16 dias da missão, também serão realizadas quatro excursões de trabalhos exteriores, que serão as últimas “caminhadas espaciais” programadas para astronautas das naves.

O Endeavour não pôde levantar voo na primeira data prevista - 29 de abril - devido a um problema com dois aquecedores da unidade de potência auxiliar.

Posteriormente, no dia 2 maio, data anunciada pela Nasa, agência espacial americana, para a nova decolagem, foi adiada outra vez por problemas técnicos.

Essa é a missão número 25 e a última do Endeavour, que até o momento completou 4.429 órbitas e esteve no espaço por mais de 280 dias.

A “aposentadoria” completa da atual frota de ônibus espaciais da Nasa acontece em junho, quando deve ser lançada a nave Atlantis.




União Europeia quer aumentar potencial da computação em nuvem

Reuters
Órgão afirma que investimento pode gerar R$ 81 bi em receita para Europa



A Comissão Europeia realizou uma chamada por contribuições nesta segunda-feira (16) para uma estratégia da União Europeia sobre computação em nuvem, afirmando que a tecnologia de acesso remoto pode trazer economia e grandes receitas para o bloco de 27 países-membros.


O órgão executivo da UE disse que a computação em nuvem pode gerar 35 bilhões de euros (R$ 81 bilhões) em receita na Europa em 2014 e que as regulações certas podem ajudar negócios e governos a obter uma economia considerável de custos por meio da tecnologia.


- Precisamos de uma estratégia bem definida sobre computação em nuvem para garantir que façamos o melhor uso de seu potencial, disse a comissária da UE para tecnologias digitais na UE, Neelie Kroes, em comunicado.


A computação em nuvem, que possibilita o acesso remoto a poder computacional e dados pela Internet, pode reduzir custos e poupar energia pelo uso mais eficiente de hardware e software.


A tecnologia permite que serviços como o Gmail, do Google e o Flickr, do Yahoo, armazenem dados remotamente.


A chamada da Comissão Europeia tem a intenção de responder a preocupações geradas pela tecnologia, em particular sobre privacidade e jurisdição como, por exemplo, a respeito de quem detém informações e a quem cabe a responsabilidade sobre como a legislação da UE é aplicada.



Fonte:R7

Ultimas Postagens da RADIO MAIS

Wordle: Radio Mais 1.000.000 de visitas Ultimas do blog

Mundo População Relógio

Olhar Digital - Últimas Notícias











R7- Notícias de Futebol

R7 - Notícias de Brasil

R7 Notícias de Internacional

R7- Noticias de Cidades

R7 - Notícias de Tecnologia e Ciência

R7 - Notícias de Cinema

R7- Not