O novo botão, chamado de "+1", vai aparecer junto a resultados de buscas do Google para alguns usuários. Assim, as pessoas poderão recomendar resultados específicos de buscas a seus amigos e conhecidos ao clicarem no botão.
O novo recurso é lançado um ano depois que o Facebook começou a oferecer os botões "Curtir" para sites, criando um sistema personalizado de recomendações que, segundo alguns analistas, pode gradualmente desafiar os algoritmos tradicionais que compõe o mecanismo de buscas usado atualmente para buscar informações online.
Para o Google, que gerou cerca de R$ 47 bilhões (US$ 29 bilhões) em receita no ano passado, provenientes principalmente de anúncios que aparecem nas páginas de buscas, manter seu papel como principal porta de acesso à informação na Internet é de grande importância.
O Google afirmou que as recomendações "+1" também vão aparecer nos anúncios pagos que o Google mostra ao lado dos resultados de buscas.
Em testes internos, o Google descobriu que incluir as recomendações aumenta o número de pessoas que clicam em anúncios, afirmaram executivos da companhia.
Mais tarde, o Google pretende permitir que outros sites tenham botões "+1" diretamente em suas páginas, disse a empresa.