Google Tradutor

Pesquisar este blog

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NOSSO BLOG,DESDE JA MUITO OBRIGADO!
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
ver tv online

Ultimas Postagens

terça-feira, 15 de março de 2011

Japão fica no Anel de Fogo do Pacífico. Saiba o que é

12.03.2011/Kyodo/Reuters
12.03.2011/Kyodo/Reuters

Helicóptero resgata moradores de Minamisanriku, após o tsunami que devastou a cidade japonesa

Região concentra 90% de todos os terremotos no mundo, e os mais intensos

Tremores de terra não são novidades no Japão. Também são parte do cotidiano dos chilenos e dos moradores do Estado americano da Califórnia. É que todos esses locais fazem parte da região chamada Anel de Fogo do Pacífico, que concentra 90% de todos os abalos sísmicos do mundo.

Foi nessa região que ocorreram os mais intensos terremotos já registrados. O maior deles foi em 1965, no Chile, atingindo 9,5 graus na escala Richter. Em 2004, um terremoto de 9,2 graus próximo à ilha de Sumatra, na Indonésia, causou um tsunami que deixou mais de 200 mil mortos em vários países do sudeste asiático.

Em 2010, o Chile foi atingido por um tremor de 8,8 graus. Nesta semana foi a vez do Japão ser abalado por um terremoto de 9 graus.

O Anel de Fogo compreende a costa oeste das Américas, assim como a costa leste do Japão, o sudeste asiático, a Austrália e a Nova Zelândia. Tamanha agitação sísmica é resultado do choque da placa tecnônica do Pacífico com placas menores como a de Nazca, Cocos e Juan de Fuca (nas Américas), além das placas das Filipinas e da Austrália.

A grande maioria dos tremores ocorre justamente na fronteira entre as placas, que estão em constante deslocamento e se chocam uma com as outras. Esses movimentos dão origens aos terremotos e, consequentemente, aos tsunamis, também chamados de maremotos.

O que são placas tectônicas?

As placas tectônicas são parte da crosta terrestre. Elas formam a parte “externa” do planeta, já que o interior da Terra ainda é formado por magma, ou rocha derretida.

É esse o material expelido na erupção dos vulcões, que se localizam, justamente, no limite entre as placas tectônicas, grande parte deles no Anel de Fogo do Pacífico.

Isso significa que as placas têm movimentos independentes, pressionando uma às outras, causando terremotos, tsunamis e erupções.

O Brasil está localizado no centro da placa sul-americana. Isso explica por que estamos livres de grandes terremotos. Mesmo assim, o país registra pequenos tremores, mas a maioria nem sequer é percebida, por ser de baixíssima intensidade.

FONTE:R7

Banco do Japão injeta 70 bilhões de euros na economia


AFP

A cada dia, fica mais difícil encontrar água e comida nos supermercados japoneses

Tentativa de apoiar a economia japonesa não impediu queda da bolsa de valores

O Banco do Japão anunciou nesta terça-feira (15) duas injeções de dinheiro na economia do país. Somadas, elas chegam a 8 trilhões de ienes (70 bilhões de euros, cerca de R$ 161 bilhões).

O dinheiro extra seria para apoiar a economia japonesa, abalada pela catástrofe que atinge o país. A cada dia, os japoneses têm mais dificuldade em comprar itens básicos como água e comida.

Na segunda-feira (14), o banco colocou 15 trilhões de ienes (131,6 bilhões de euros) na economia japonesa.

A instituição também decidiu na véspera manter sua taxa básica de juros em entre 0% e 0,1% para facilitar o financiamento e estabilizar os mercados.

Além de devastar o nordeste do Japão, o tsunami provocou sérios problemas em diversas centrais nucleares do país, prejudicando o fornecimento de energia, algo vital para a produção japonesa.

Bolsa de valores

Apesar do impulso econômico dado pelo Banco do Japão, a bolsa de valores de Tóquio operou em baixa durante todo o dia, chegando a cair mais de 12%. O mercado fechou em baixa de 10,55%.

Os maus resultados financeiros fizeram outras bolsas da Ásia caírem também. As bolsas de Honk Kong, Seul e Xangai operavam em baixa de cerca de 3%.

FONTE:R7

Mapa animado do Facebook mostra como tsunami "se espalhou" pelo mundo

Reprodução
Reprodução

Das 3h37 às 17h45 da sexta-feira (11) nos locais com os maiores pontos pretos, só se falou da tragédia no Japão

Pontos pretos revelam locais onde as palavras "Japão" e "terremoto" predominaram

O Facebook criou um mapa animado mostrando como as atualizações (a famosa janela No que você está pensando?) de seus usuários sobre o terremoto e o tsunami se espalharam pelo mundo nas horas seguintes aos desastres – este é o primeiro gráfico desse tipo a ser oferecido por uma rede social.

No gráfico de informações animado, os pontos pretos dispostos no mapa múndi mostram que as palavras “Japão”, “terremoto” e “tsunami” predominaram nas atualizações entre as 3h37 e as 17h45 (horário de Brasília) da última sexta-feira (11).

Embora essas atualizações sejam usadas por pessoas com bastante tempo para compartilhar com seus amigos o que fazem ao longo do dia, elas foram usadas de outra forma dessa vez.

De acordo com um porta-voz do Facebook, a rede social vem sendo usada para compartilhar informações sobre a tragédia e como uma ferramenta para aqueles que foram afetados pelo desastre possam falar com familiares e amigos.

A maior parte da atividade está concentrada ao redor das costas leste e oeste dos Estados Unidos, do norte da Europa e no sul da Ásia, sugerindo que os usuários do Facebook nessas partes do mundo tinham o maior interesse na tragédia do que em outras partes do mundo.

O porta-voz da empresa disse que “isso mostra, pela primeira vez, o efeito de uma conversa no Facebook e sobre as pessoas que o usam para descobrir o que está acontecendo e para se comunicar com familiares e amigos”.

Criada para revelar como a rede social é usada, essa ferramenta estará disponível em breve na página inicial do Facebook. Veja o vídeo abaixo:






MARIA DO BBB 11

Foto da modelo Maria Melillo para o Bella da Semana






GATA ANTERIOR MARCELLA MATOS



PROXIMA GATA Raquel Dantas

Marcella Matos








GATA ANTERIOR TATY ZANOTTO Foto da modelo Taty Zanotto para o Bella da Semana

PROXIMA GATA MARIA DO BBB 111

Ultimas Postagens da RADIO MAIS

Wordle: Radio Mais 1.000.000 de visitas Ultimas do blog

Mundo População Relógio

Olhar Digital - Últimas Notícias











R7- Notícias de Futebol

R7 - Notícias de Brasil

R7 Notícias de Internacional

R7- Noticias de Cidades

R7 - Notícias de Tecnologia e Ciência

R7 - Notícias de Cinema

R7- Not