Google Tradutor

Pesquisar este blog

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NOSSO BLOG,DESDE JA MUITO OBRIGADO!
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
ver tv online

Ultimas Postagens

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Quanto tempo de sono você precisa para ser produtivo?


(Fonte da imagem: iStock)
Saiba o que é mito e o que é verdade na opinião de diversos especialistas e estudiosos do sono.
Quantas horas de sono você precisa dormir por noite para estar disposto no dia seguinte? A pergunta é bastante relativa e, se fizéssemos uma enquete, certamente obteríamos muitas respostas distintas. Contudo, muitos especialistas afirmam que dormir 8 horas por dia é a quantidade ideal.
Contudo, para Daniel Kripke, um dos mais aclamados pesquisadores do sono no mundo, essa afirmação pode não ser verdadeira. Segundo um estudo recente que conduzido por ele, as pessoas com maior longevidade, mais felizes e produtivas costumam dormir entre 6,5 e 7,5 horas por noite.
Além disso, de acordo com o estudo de Kripke, as pessoas que dormem mais do que oito horas por dia podem acabar tendo problemas de saúde por conta disso. Obviamente, trata-se de uma média e não uma regra, mas podemos chegar à conclusão lógica de que dormir mais do que 8 horas ou menos do que 6 horas pode ser prejudicial para o seu desempenho.

O que acontece quando você não dorme o sono que precisa?

Você deve conhecer pessoas que conseguem dormir apenas 4 horas por noite e, ainda assim, parecem tão dispostas quanto aquelas que dormiram as 7,5 horas ideais. Um estudo recente publicado pela Society of Neuroscience apontou que, de fato, não há nenhum problema nesse sentido para aqueles que dormem menos.
(Fonte da imagem: iStock)
Entretanto, isso não significa que esse comportamento não seja nocivo para a saúde. Segundo o estudo, as pessoas que são privadas do sono têm como característica o fato de perderem com maior frequência o foco naquilo que estão fazendo ou, ainda, de terem mais dificuldade para realizar mais de uma tarefa de forma simultânea.
Além disso, aqueles que dormem apenas 4 horas não se dão conta de que estão se tornando menos produtivos, o que pode ocasionar consequências indesejadas, como uma falsa sensação de competência e segurança.

Segredos para dormir melhor

A ciência do sono não é algo exato e o que é bom para uma pessoa pode não ser o ideal para outra. Entretanto, seguindo algumas linhas gerais é possível ter uma vida mais produtiva, com noites de sono de melhor qualidade e com um aumento considerável na sua expectativa de vida.

SONO SIM: SONECAS DE 20 MINUTOS

Uma das melhores maneiras de restaurar o estado de alerta do seu cérebro é dar um pequeno descanso para ele. Por isso, se possível, crie o hábito de tirar uma soneca no meio da tarde, de pelo menos 20 minutos. Mas não faça isso de qualquer jeito e nem passe dos limites. Procure tirar as sonecas sempre no mesmo horário e com o despertador ativo para não passar de 20 minutos.
(Fonte da imagem: iStock)

DESENVOLVA UM RITUAL

Uma das melhores maneiras de adormecer com facilidade é criar um ritual. Sabe quando você vai ao cinema e, antes de o filme começar, as luzes vão sendo apagadas de forma lenta durante a exibição dos trailers até serem apagadas por completo no início do filme? Isso é feito para que você possa ir se ambientando à sala escura do cinema.
Tente fazer algo parecido quando você for dormir. Desligue a luz principal e comece a ler um livro com uma luz mais fraca e direcionada. Depois de 30 minutos, no máximo, apague as luzes e adormeça, de preferência em um ambiente silencioso e completamente escuro.

DESAFIE SEU CORPO E SUA MENTE

Uma das melhores experiências de sono que você pode ter é quando você está fisicamente e mentalmente cansado. Se em uma das características você ainda está bastante disposto, seu sono corre riscos de não ser pleno. Por isso, se puder, imponha desafios físicos, como exercícios, e mentais, como quebra-cabeças, que possam deixa-lo um pouco mais esgotado antes de dormir.

Noticia retirada do Megacurioso

Ultimas Postagens da RADIO MAIS

Wordle: Radio Mais 1.000.000 de visitas Ultimas do blog

Mundo População Relógio

Olhar Digital - Últimas Notícias











R7- Notícias de Futebol

R7 - Notícias de Brasil

R7 Notícias de Internacional

R7- Noticias de Cidades

R7 - Notícias de Tecnologia e Ciência

R7 - Notícias de Cinema

R7- Not