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domingo, 23 de janeiro de 2011

Cientistas dizem que Brasil terá chuvas mais intensas nos próximos anos

Luis Cleber/AE

Agência Estado Luis Cleber/AE

Nuvens Carregadas em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo

Tendência é que temporais ocorram em locais onde eles não eram tão fortes

Cientistas da OMM (Organização Meteorológica Mundial) alertam que os governos do Brasil e, principalmente, dos Estados do Sudeste, devem se preparar para enfrentar eventos climáticos extremos nos próximos anos.
Rupakumar Kolli, especialista da OMM, diz que a devastação na região serrana do Rio de Janeiro "não foi um evento isolado".
– Os acontecimentos no Brasil confirmam uma tendência mundial de que tempestades tendem a ser cada vez mais fortes e em locais onde não ocorriam com a mesma intensidade.
A entidade diz que ainda não pode confirmar se a intensidade das chuvas no Rio foi causada diretamente pelas mudanças climáticas que afetam o planeta, mas tudo indica que sim. O secretário-geral da OMM, Michel Jarraud, diz que "é difícil dizer se as mudanças climáticas já atuam nesse caso".
– O que está claro é que vemos um aquecimento do planeta e um número cada vez maior de eventos climáticos extremos e o que aconteceu no Brasil vai nessa direção.
Kolli afirma que "os governos precisam entender que esses fenômenos vão se repetir".
– Essa é a tendência que vemos em todo o mundo, com chuvas mais intensas em locais que não conheciam eventos tão drásticos. O governo brasileiro precisa lidar com a vulnerabilidade de suas populações nas áreas de risco, porque podemos dizer quase com certeza que novos eventos extremos vão ocorrer.

Japão lança foguete com suprimentos

Jiji Press/AFPEFE
Jiji Press/AFP

O foguete lançado pelo Japão, que saiu do solo às 3h37 deste sábado, em horário de Brasília

Lançamento sofreu dois dias de atraso por causa do mau tempo

Um foguete com suprimentos para a ISS (Estação Espacial Internacional, em tradução do inglês) foi lançado com sucesso do centro espacial de Tanegashima, no sudoeste do Japão.

Após dois dias de atraso por causa do mau tempo na região, o foguete H-2B, que carrega o transportador de carga HTV2, também chamado de Konotori 2, deixou o solo às 2h37 de domingo, em horário local (3h37 de sábado, em Brasília). As informações são da Agência Aeroespacial japonesa.

O transportador se separou do foguete alguns minutos depois do lançamento. Até a próxima sexta-feira (28), ele deve chegar à estação espacial. O HTV2 transporta 5,3 toneladas de alimentos para os astronautas e outros materiais, além de 80 quilos de água potável e instrumentos para o centro científico que o Japão mantém na estação espacial.

O transportador de carga também leva sementes de tomate e pimentas para um experimento que o Japão realiza em conjunto com a Malásia, Indonésia, Tailândia e Vietnã.

Após permanecer na estação espacial, o HTV2 será carregado com resíduos da ISS e retornará à Terra, para posteriormente se desintegrar na atmosfera terrestre.

O Japão desenvolve desde 2003 um intenso programa espacial. Baseado na tecnologia de ponta do país, o programa se concentra no estudo de planetas e asteroides.

FONTE: R7

Carro de R$ 2.000 vira esportivo dos sonhos

Daia Oliver/R7
Daia Oliver/R7

Esportivo, batizado de Arrow TT, foi inspirado em diversos carros europeus

Dono já recusou oferta de R$ 65 mil por modelo que levou dois anos para reformar

Denis Freire de Almeida, do R7

As histórias dos carros fora de série "feitos em casa", quase sempre, têm o mesmo começo. Aparece uma pechincha, com mecânica Volkswagen a ar (como Fusca e Brasília), e a vontade de transformar aquele combalido carro em um modelo exclusivo fala mais alto. Cheque assinado e começa a odisseia, que inclui muito investimento – de dedicação, dinheiro e emoções.

O Arrow TT pintado em laranja, que você vê nas fotos, nasceu assim. Há dois anos, o leitor D. Andrade se deparou com um carrinho verde água mal conservado, montado sobre a base de um Karmann Ghia 1974. O candidato perfeito para a realização de ter um esportivo do jeito que sempre sonhou. Ainda mais, quando soube o preço: R$ 2.000. Negócio fechado.

- O carro ficou um ano e meio parado na oficina para fazer várias modificações, principalmente na parte de fibra de vidro.

Da carroceria original, apenas as portas e a estrutura central foram aproveitadas. O design da dianteira e da traseira foi retrabalhado por um dos mais conceituados especialistas em fibra de vidro do país: Vito Simone, projetista do esportivo nacional San Vito, que deixou o Arrow TT tinindo.

- Olhava as fotos dos esportivos nas revistas e levava para o Vito o conceito que eu queria no meu carro. O resultado foi a parte dianteira inferior da Ferrari antiga, as rodas de 17 polegadas no estilo Audi e o jeitão geral de um esportivo inglês, como o Lotus Elise.

Para dar mais "autenticidade" e confundir os admiradores do carro, Andrade colou até uma bandeira da Grã-Bretanha na parte traseira do carrão.

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Cuidado com o acabamento da carroceria é evidente em todos os detalhes Foto: Daia Oliver/R7

Como todo esportivo fora de série que se preze, o Arrow TT é uma "salada de frutas" de peças. O para-brisas, por exemplo, é o vidro traseiro do Chevrolet Chevette e os retrovisores externos elétricos são do Fiat Punto. Volante, pedaleiras, relógios de instrumentos e bancos de competição, com cinto de segurança de quatro pontos, foram comprados em lojas de tuning.

- Mas eu importei algumas peças como os amortecedores, os faróis de xênon tipo "olho de boi" e a tampa de aço inox do tanque de combustível.

Para dar partida no motor VW 1.6 a ar, movido a álcool, basta ligar a ignição em um botão no melhor estilo avião caça (ao lado do velocímetro) e apertar o botão de partida. O ronco é grave, já que os dois escapamentos mais largos foram feitos sob medida. O motor, aliás, é a "próxima vítima" do proprietário, que vai trocá-lo por um modelo AP 1.8 turbo refrigerado à água.

- Esse motorzinho atual até que não faz feio. Já cheguei aos 130 km/h, mas levou muito tempo. Até pensei em trocar o velocímetro por um calendário...

Atualmente, o esportivo é 100% conversível. Ou seja: choveu, molhou... Não tem capota mesmo. Mas um teto rígido, com sistema hidráulico de abertura, já está em desenvolvimento. Tanto capricho na transformação, porém, tem causado um certo inconveniente ao dono, que, vira e mexe, é obrigado a responder que o Arrow TT não está à venda.

- Já me ofereceram R$ 65 mil, mas eu recusei. Estou rodando com ele há pouco mais de seis meses e ainda não o curti tanto. Pode ser que um dia eu o venda, para começar uma nova odisseia.

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Carrinho verde deixou de ser 'patinho feio' e passou a ser admirado nas ruas Fotos: Daia Oliver/R7


Laís Stephany




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Laís Stephany

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