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domingo, 9 de janeiro de 2011

Depois dos celulares, Google invade mercado de tablets

Sistema operacional Android começa a rivalizar com o iPad, da Apple

Robyn Beck/AFP

Tablet da Lenovo funciona com Android, do Google, e Windows, da Microsoft


Em plena expansão no mercado dos celulares, o sistema Android, do Google, supera o domínio da Apple no setor de tablets, com dezenas de fabricantes optando por ele.

No centro das atenções da CES (Consumer Electronics Show), feira de produtos eletrônicos que acontece em Las Vegas, nos EUA, está o sistema Honeycomb, conhecido também como Android 3.0. Ele será equipado no tão esperado tablet Xoom (pronuncia-se "zoom"), da Motorola, e também no próximo aparelho da Samsung e em outro da LG. Outros fabricantes, como Dell e Lenovo, também optaram pelo Android.

Esses anúncios consecutivos coincidem com a subida do Android para a segunda posição do ranking de sistemas operacionais mais utilizados nos smartphones (celulares inteligentes) nos Estados Unidos.

Segundo números divulgados nesta quinta-feira (6) pela empresa ComsCore, o Android possui uma fatia de 26% do mercado, se aproximando do sistema BlackBerry, que está perdendo o fôlego e tem 33%. O sistema do iPhone tem 25%.

O analista financeiro Youssef Squali, do grupo Jefferies, diz que "o Honeycomb está por toda a CES", apesar de o Google não ter um estande na feira.

– O sucesso do Google nos celulares é uma vitória importante para um grupo que havia sido criticado por muitos que achavam que ele só sabia fazer uma coisa: cuidar de seu sistema de buscas.

Na empresa Forrester, a analista Sarah Rotman Epps considerou que o sucesso do Android, e em particular do Honeycomb "representa uma ameaça bem maior para a Microsoft do que para a Apple".

– Dos 24,1 milhões de tablets que achamos que os consumidores americanos comprarão em 2011, a maioria continuará sendo iPads, mas os consumidores à procura de uma alternativa mais barata e rica em funcionalidades vão optar pelo Google e não pela Microsoft.

No CES, os tablets com Windows são comparativamente raros. Durante seu discurso de abertura na noite de quarta-feira (5), o executivo chefe da Microsoft, Steve Ballmer, mostrou vários projetos de aparelhos interessantes, em particular das empresas asiáticas Acer e Asus. Mas, dos quatro tablets apresentados pela Acer, três rodam com Android e apenas um com Windows.

Semente da discórdia, a fabricante chinesa Lenovo casou o Windows com Android em seu aparelho, um dos mais notados do salão, o híbrido IdeaPad U1: em forma de computador portátil, o U1 funciona com Windows 7, mas quando a tela é retirada para se tornar um simples tablet, batizado de LePad, nos deparamos com o sistema Android - como se a Lenovo julgasse decididamente que o Windows é inapto para as pranchetas eletrônicas.

Pequeno consolo para a Microsoft: o Android é um sistema aberto e gratuito e "ninguém sabe se a Google está ganhando dinheiro com ele", diz Sarah.




Conheça os mais novos concorrentes do iPad

Ethan Miller/Getty Images/AFP

A Motorola apresentou o tablet Xoom Android Honeycomb, cujo maior diferencial é ter duas câmeras, uma na frente e outra no verso, e permitir a visualização de vídeos em Flash, formato vetado pela Apple em seus aparelhos móveis, inclusive no iPad

Ethan Miller/Getty Images/AFP

A Samsung mostrou sua prancheta eletrônica Galaxy Tab, que roda no sistema operacional Android, do Google. Lançado em novembro, o aparelho pode ser usado como telefone, tem duas câmeras e flash de LED. Pode ser usado como um computador portátil, para assistir a filmes, para ouvir música, navegar na internet (pelas redes Wi-Fi e 3G), tirar fotos, além da função de leitor de livros e de revistas online


Ethan Miller/Getty Images/AFP

A Samsung também apresentou o Sliding PC 7 Series, dispositivo que mistura os melhores elementos de um notebook com toda a facilidade de um tablet. O híbrido tem uma tela de 10.1 polegadas, 2 gigabytes de memória e vem nas versões 32 gigabytes ou 64 gigabytes. O aparelho também possui portas USB e HDMI, além de bateria que dura até 9 horas


Robyn Beck/AFP

Já a Lenovo apresentou o dispositivo híbrido IdeaPad U1, que combina o LePad, um tablet de 10 polegadas que roda em Android (à esq.) com uma estação baseada no Windows (à dir.). O IdeaPad U1 Hybrid vem equipado com um processador Intel Core i5-540UM de 1,2 gigahertz, 2 gigabytes de memória RAM, Wi-Fi, Bluetooth, 3G e Windows 7. O grande diferencial do aparelho é que a tela da prancheta do LePad é a tela do computador portátil. O tablet sai por R$ 877 (US$ 520) e o conjunto LePad mais IdeaPad U1 Hybrid, por R$ 2.194 (US$ 1.300)


Lady Gaga participa de feira de tecnologia


Ethan Miller/Getty Images/AFP

Lady Gaga foi a Las Vegas (EUA) para apresentar uma nova linha de câmeras e impressoras da Polaroid, empresa que deu a ela o cargo de "diretora criativa"

Ethan Miller/Getty Images/AFP

A linha inclui um par de óculos chamado GL20. O produto vem com uma câmera integrada


Ethan Miller/Getty Images/AFP

Bobby Sager, chefe do conselho da Polaroid, apresenta o produto. Os óculos armazenam as fotos tiradas em um chip. Por enquanto, o equipamento é apenas um protótipo e não tem data de lançamento


Ethan Miller/Getty Images/AFP

A impressora GL10, que chega às lojas em março, permite que o usuário imprima as fotos tiradas pelo celular. A conexão é feita por Bluetooth. Por enquanto, o sistema não é compatível com o iPhone

Ethan Miller/Getty Images/AFP

A câmera GL30 tira fotos digitais e também permite imprimir as imagens



Top da semana de Esquisitices

Investindo mais uma vez na ideia de que o segredo da risada é ter o "tempo da comédia", vasculhamos a web por mais fotos tiradas na hora exata da esquisitice. Um segundo a mais - ou um a menos - e estas imagens não seriam tão boas.

Se a fotografia pode captar aquele momento especial, por que não capturar o último dos momentos? É difícil fazer uma foto especial, diferenciada. Tem gente que consegue. Só que não vive para colher os frutos. Esse é o problema quando sua imagem especial é, tecnicamente, a última que você vê.


Dá para ver que essas pessoas não sobreviveram para apreciar as imagens outra vez.

Loja cria o lema "entre sem roupa, saia vestido": a ideia é chegar só de cueca e comprar o que você vai usar, com desconto.

Veja as soluções bizarras para os seus problemas. São inventos muito inteligentes - criados por inventores não tão inteligentes assim...
Bebê hippie faz "paz e amor" para mãe no ultrassom: ela estava preocupada e só descansou depois que o filho, lá de dentro, mandou um sinal.


Nenhum homem gostaria de virar um "chifrudo". É claro que não. Mas Huang Yuanfan, um chinês de 84 anos, não pôde evitar. O quê? A mulher dele? Não, ela não tem nada a ver com isso...
Dois gêmeos: um nascido em 2010, outro em 2011. É o caso de Madisen e Aiden, de Chicago, nos Estados Unidos. Como isso é possível?



Nova Honda Biz 125 ganha motor flex

Tanque cresceu para 5,5 litros e melhorou a autonomia, que era um ponto fraco da moto

Do escudo frontal à lanterna traseira, tudo é novo, assim como o banco e a posição de pilotagem

Do R7, com WebMotors (Lucas Rizzollo / Infomoto)

Em poucas palavras: a nova Honda Biz 125 é uma evolução da espécie. De uma ponta a outra, o modelo 2011 da cub recebeu pequenas mudanças que a deixam ainda mais competitiva e à frente das concorrentes. Do escudo frontal à lanterna traseira, tudo é novo, assim como o banco e a posição de pilotagem.

O motor agora funciona com álcool ou gasolina e o tanque de combustível cresceu. São 5,5 litros que aumentam a autonomia, um dos pontos fracos do modelo. Outra inovação no motor é o uso do moderno sistema de balancins roletados no cabeçote.

No novo painel com fundo azul existe um indicador com a inscrição ALC, avisando o condutor que existe mais de 80% de etanol no tanque. Serve apenas como um alerta de que o motor pode levar mais tempo para entrar em funcionamento, especialmente em dias e locais frios. Mas ainda assim é possível completar o tanque somente com etanol ou gasolina.

A posição de pilotagem ficou mais natural com a elevação do guidão e o uso de um banco mais largo. No modelo 2010 o piloto era projetado para frente do banco, problema que não acontece na versão 2011. Quem também recebeu atenção dos projetistas foi a garupa, já que as pedaleiras são fixadas diretamente no quadro e não na balança traseira. Deste modo não é preciso acompanhar com as pernas os movimentos da suspensão traseira.

Todas as alterações parecem ter sido orientadas pelas pesquisas de opinião com os consumidores da Biz 125. Afinal, a Honda melhorou os principais pontos fracos de sua popular cub, como, por exemplo, a capacidade do tanque de combustível, a ergonomia e conforto da garupa.

No quesito visual, as novidades também estão por todo o modelo 2011 da Honda 125 Biz. Na dianteira, o escudo frontal cresceu, assim como os indicadores de direção. O farol é novo e tem maior capacidade de iluminação. Nas laterais, fica evidente a intenção de ampliar a proteção aos pés com um escudo frontal maior.

Ao olhar a motocicleta pela primeira vez é impossível não reparar na parte traseira. Completamente nova, tem uma lanterna retangular e as setas agora estão posicionados no paralama. De acordo com a Honda, as modificações foram feitas para atender normais européias, que devem ser adotadas também no Brasil.

A norma em questão estipula uma distância mínima entre as lanternas e os piscas traseiros para maior segurança. Porém, vale dizer que a solução encontrada pelos projetistas da Honda parece mesmo uma adaptação de última hora. As luzes de direção fixadas no paralama destoam de todo o conjunto.

Sob o banco, o porta capacetes ficou inalterado, assim com o gancho logo abaixo do guidão. Quem também foi mantido para 2011 é a cor rosa metálica. Segundo dados da Honda, 66% dos compradores de Biz são do sexo feminino. As demais cores são verde metálico, vermelho e preto.

Apesar das mudanças, o preço sugerido não sofreu grandes alterações. A versão de entrada, KS sem partida elétrica, ficou mais barata: custa R$ 5.290 (R$ 7 a menos que o modelo 2010). Já a intermediária, ES com partida elétrica e freio a tambor na dianteira, o preço subiu R$ 36, indo para R$ 5.890. A previsão para 2011 é aumentar em 15% o volume de vendas do modelo chegando a 20.000 unidades mês.

Seguindo os passos da CG Titan 150, Bros 150 e da Fan 150, a adoção da tecnologia flex deixa o modelo ainda mais a frente das concorrentes, que ainda usam a alimentação por carburador e só aceitam gasolina.

Desde que apresentou a C100 Dream, em 1992, a Honda vem lançando versões cada vez mais sofisticadas para representar a marca na categoria Cub (cheap urban bike, algo como moto urbana de preço baixo). Em 1998, o nome Dream deu lugar à nomenclatura Biz e, em 2002, foi lançada a versão + (mais) com rodas de liga leve e partida elétrica.

Em 2005 o visual foi renovado e o motor passou a ter 125 cc de capacidade. Já em 2008, a alimentação por injeção eletrônica (PGM-FI) foi incorporada ao modelo. De 92 até 2010 foram vendidas mais de 1,9 milhão de unidades da cub. Com a adoção da tecnologia Flex para 2011 este número só deve aumentar.




FONTE: r7

Veja 13 dicas para seu automóvel se dar bem na inspeção veicular em São Paulo

Uma inspeção prévia – feita em casa – pode indicar se o carro será aprovado ou não

Do R7, com WebMotors

Veja 13 dicas importantes aos motoristas para ter o veículo aprovado na Inspeção Veicular Ambiental, obrigatória na cidade de São Paulo para todos os veículos registrados no município. Uma inspeção prévia – feita em casa – pode indicar se o carro será aprovado ou não.

Siga estas dicas e conte sempre com a orientação de um mecânico ou oficina de confiança para fazer os reparos necessários de forma preventiva.

>> Verifique se o escapamento do automóvel tem algum tipo de vazamento ou se libera fumaça preta pelo cano de descarga. Passar o dedo no escapamento (frio) e notar fuligem preta é sinal de que há problemas no motor. Procure um mecânico de confiança e solucione o problema antes da avaliação;

>> Fique atento a qualquer vazamento de óleo do carro, pois esse item reprova o veículo antes mesmo do teste de emissões. Primeiro verifique se o nível do óleo está dentro do limite na marca da vereta. Verifique a tampa do cárter, bujão, capa dos tuchos, tampa de válvulas e juntas, e confira se há algum vazamento. Atenção ainda ao óleo que pode vazar e umedecer peças da suspensão;

>> Refrigeração: esteja atento ao radiador furado, reservatório de água com vedação ruim, mangueiras ressecadas e furadas, braçadeiras soltas e bomba d’água vazando. Esse vazamento também reprova o veículo na inspeção, antes mesmo de fazer o teste das emissões.

>> Correias e mangueiras: o que pode reprovar facilmente é a mangueira de borracha que tem junto ao filtro de alguns automóveis. Qualquer dano nesse item também faz o carro reprovar de imediato;

>> Documentação de acordo com o veículo: se o carro tem cor diferente da que aparece no documento ou se o combustível usado não é o mesmo especificado no documento, regularize-o;

>> Usar álcool misturado à gasolina não é uma boa ideia, pois pode causar funcionamento irregular do motor e ser a causa de reprovação do carro;

>> Atenção com a partida demorada. O carro deve ligar de imediato ao girar a chave no contato. Verifique itens como a bateria, motor de partida e alternador. Do contrário, o carro também pode reprovar;

>> Antes de fazer a Inspeção Veicular Ambiental, leve seu carro para uma inspeção prévia, que irá analisar de fato os níveis de emissões de poluentes. A chama pré-inspeção pode ajudar muito a saber se o carro será aprovado;

>> Peça ao mecânico para ajustar a marcha lenta e obter o maior rendimento do combustível;

>> Se for um carro relativamente rodado, troque velas, cabos de velas e, eventualmente, algum sensor do sistema de injeção ou carburador.

>> Carburador: além do ajuste fino, é importante verificar se o combustível não vaza pelas bordas em nenhum momento. Verifique se as tomadas de vácuo estão ligadas no lugar certo. Em caso de vazamento, o carro é reprovado. É recomendada a revisão e limpeza do sistema, além da troca das juntas;

>> Válvula Canister é uma peça que acumula os gases que evaporam do tanque, por excesso de gasolina. Peça para o mecânico verificar seu funcionamento;

>> Carros antigos da marca Volkswagen refrigerados a ar: verificar o coletor de admissão que deve estar ligado ao escapamento. A mangueira do respiro do cárter deve estar presa ao filtro de ar;

>> É importante lembrar que fumaça azul (resultado da queima de óleo) reprova o veículo de imediato. Antes, é preciso verificar com seu mecânico de confiança se há problemas no cabeçote (válvulas e retentores), anéis gastos, pistões, paredes riscadas ou respiro do cárter entupido. O funcionamento irregular do motor também reprova. Durante a inspeção o técnico é que aciona o motor, por isso é importante que o carro ligue de imediato e mantenha a marcha lenta para poder ser analisado.

>> Entre os antigos, só os carros com placa preta ou motor dois tempos não fazem inspeção. Por isso é importante manter a parte mecânica e visual em dia. Assim, quando o carro for inspecionado, um simples ajuste pode ser determinante na aprovação.

>> Ajudar a diminuir a quantidade de poluentes suspensos na atmosfera é tarefa de todos nós. Por isso, mantenha seu carro sempre em bom estado, regulado e com a documentação em dia. Dessa forma será grande a contribuição para um trânsito mais seguro e um ar muito mais saudável.



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