Descoberta foi feita com base em sonda da Nasa que viaja em torno do planeta
Fendas vulcânicas se abriram há bilhões de anos em Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, e liberaram a lava que formou suas planícies. A informação é de um estudo publicado na edição desta quinta-feira (29) da revista científica Science e que descreve as descobertas de uma sonda da Nasa que viaja em torno do planeta desde março.
De acordo com a pesquisa, entre 3,5 e 4 bilhões de anos atrás, fendas vulcânicas se abriram na crosta de Mercúrio e expeliram lava, formando as planícies que ocupam 6% do planeta pequeno e quente e que cobrem uma superfície equivalente a 60% dos Estados Unidos.
Uma série de informes divulgados na revista descrevem as descobertas da sonda Messenger, da Nasa, desde que começou a orbitar Mercúrio, em meados de março.
As fendas que derramaram lava não eram como os vulcões de montanha, que se formam gradualmente ao longo do tempo, como os do Havaí, por exemplo, mas profundos cortes que expulsaram rios de lava incandescente. Em alguns lugares, as larvas fluíam a até 2 km de profundidade.
Um dos autores do estudo, James Head, professor de Ciências Geológicas da Universidade Brown, diz que “esses cortes, de até 25 km de comprimento, parecem ser a fonte de enormes volumes de lava muito quente que saíram para a superfície de Mercúrio”.
Os vulcões contribuíram para a formação dos planetas, inclusive Marte. Eles ajudam os planetas a liberar seu calor interno.
Fonte: R7