A informação foi divulgada nesta quinta-feira (14) pelo Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil).
A quantidade de relatos sobre tentativas de fraude cresceu 45,8% em relação ao trimestre anterior e 23,6% sobre o mesmo período de 2010. Metade das notificações dessa categoria se refere a páginas falsas de bancos e de sites de comércio eletrônico. As notificações sobre fraudes nesses dois tipos de sites aumentaram 73,4% em relação ao quarto trimestre de 2010 e de 134,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Essa prática criminosa é conhecida como phishing clássico.
Phishing é uma palavra em inglês para representar um tipo de fraude muito comum em que o internauta recebe mensagens não solicitadas por e-mail, via recados no Orkut, por exemplo, e pelos programas de mensagens instantâneas, como o Live Messenger (popularmente conhecido como "MSN"). O objetivo de praticar essa fraude é confundir o usuário – para isso, usa-se mensagens como se fossem de um banco, site de compras, Receita Federal, entre outros. O internauta que "cai" no golpe fornece seus dados ou clica em links repletos de vírus.
As notificações sobre cavalos de Troia, que representam 45,5% das notificações de tentativas de fraude, cresceram 21,1% em relação ao quarto trimestre de 2010, mas reduziram 19,8% em relação aos três primeiros meses do último ano.
Esse tipo de ameaça é semelhante ao vírus, mas não tem capacidade de se automultiplicar. Ele não infecta vários arquivos, mas abre brechas para que criminosos "tomem conta" das informações do computador.
O Cert.br é um serviço prestado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).