Google Tradutor

Pesquisar este blog

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NOSSO BLOG,DESDE JA MUITO OBRIGADO!
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
ver tv online

Ultimas Postagens

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Depoimento de Lindemberg termina e juíza encerra o terceiro dia de audiência

lindemberg-juri-HGDiogo Moreira/FuturaPress/AE
Veja mais fotos do 3º dia do julgamento
Lindemberg Alves começou seu depoimento pedindo perdão à família de Eloá


Julgamento do caso Eloá
 Cobertura completa

Ao final do seu interrogatório, o réu afirmou que foi agredido por policiais

A juíza Milena Dias encerrou por volta de 19h45 desta quarta-feira (15) o terceiro dia do julgamento de Lindemberg Alves, acusado, entre outras coisas, de matar Eloá Pimentel depois de mantê-la mais de cem horas em cárcere privado. A sessão foi suspensa logo após o interrogatório do réu, que durou mais de cinco horas no Fórum de Santo André, no ABC paulista.
A audiência deve ser retomada por volta das 9h de quinta-feira (16), já com o início da fase de debates entre as partes. É nesse momento que os advogados de defesa e a promotoria expõem seus argumentos antes dos jurados se reunirem para decidir se Lindemberg é ou não culpado pelos 12 crimes de que é acusado.
A última parte do interrogatório foi feita pela defesa. Em cerca de dez minutos, a advogada Ana Lúcia Assad questionou se o réu gostaria de dizer mais alguma coisa para a família da vítima e se ele tinha sonhos com Eloá.
Lindemberg afirmou que não tinha mais nada a dizer, que já tinha pedido desculpas. Quanto aos planos com ex-namorada, ele disse que eram muitos, mas preferiu não enumerá-los.
O réu ainda afirmou que foi agredido muito pelos policiais no caminho do apartamento até a delegacia de Santo André, logo após sua prisão.
Antes, ainda durante os questionamentos do assistente de acusação, José Beraldo, Lindemberg declarou que blefou várias vezes durante as conversas com a polícia inclusive quando disse que ia se matar.
- Sim, com certeza [ao ser perguntado se havia blefado quando disse que ia se matar]. 
O réu voltou a afirmar também que não havia necessidade do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) invadir o apartamento, pois ele tinha a intenção de libertar as reféns. Para ele, a "invasão policial causou a reação de Eloá que causou a reação dele".
Tiro
Lindemberg também afirmou que atirou em Eloá Pimentel quando ela fez um movimento sinalizando que iria levantar do sofá.
- Foi tudo muito rápido quando a polícia invadiu. Ela [Eloá] fez um movimento que ia levantar do sofá e eu, sem pensar, atirei. Fiquei com receio de ela tentar tirar de novo a arma da minha mão. Foi tudo muito rápido doutora, eu não pensei.
Veja em vídeos a cobertura do 3º dia 
A declaração foi dada quando a juíza Milena Dias questionou Lindemberg sobre a acusação de homicídio da ex-namorada dele. Enquanto relatava o que ocorreu naquele dia, em outubro de 2008, o réu chegou a embargar a voz e se mostrar emocionado. Ele disse, no entanto, não se lembrar de ter atirado em Nayara Rodrigues.
- Eu não lembro de ter atirado na Nayara. O último contato visual que tive com ela foi antes da invasão.

Segundo o réu, ele não se lembra de nada depois de ter dado o tiro que acertou Eloá. Lindemberg diz que apenas se recorda dos policiais em cima dele e o agredindo. Ele também afirmou que se for comprovado que o tiro que acertou Nayara partiu da arma dele, ele vai pedir desculpas. 

Usando linguagem formal, bem diferente das conversas que teve durante as negociações no cárcere (que foram gravadas), Lindemberg negou que tenha atirado contra o policial Atos Antonio Valeriano, o primeiro negociador. De acordo com o réu, ele atirou em direção ao pátio, sem mirar em ninguém. 

Outra acusação que Lindemberg negou foi a de cárcere privado de Nayara Rodrigues e dos jovens Iago Vilara de Oliveira e Vitor Lopes Campos. Segundo réu, eles poderiam sair quando quisessem. Como exemplo dessa “liberdade”, o acusado citou o caso de Nayara que foi e voltou ao cativeiro. 

De acordo com o acusado, a decisão de que Nayara deveria voltar ao apartamento foi de Eloá, pois ela se sentiria mais segura junto da amiga. 

Durante o interrogatório da promotora Daniela Hashimoto, o réu afirmou que Nayara o ajudou muito enquanto estava lá dentro. Ela teria tentado acalmar Eloá, atendido ligações telefônicas e o auxiliou a tomar algumas decisões, como a de confiar na polícia ou não. Ele chegou a dizer que era "assessorado" pelas meninas. 

Lindemberg ainda admitiu que deu dois tiros durante o cárcere, o primeiro em direção ao pátio e o segundo contra um computador. Ele contou que não tinha porte de arma, mas que comprou o revólver para se proteger, pois estava recebendo ameaças. 

O réu ainda relatou que em alguns momentos, tanto ele quanto as duas meninas que manteve refém, encaravam toda a situação como uma brincadeira.

- Vou confessar uma coisa que é até estranho. Mas, em alguns momentos, a gente achava que aquilo tudo era uma brincadeira. 
Contradição 
A promotora fez Lindemberg se contradizer em alguns momentos. Quando ela apresentou gravações telefônicas das negociações, ele afirmou que as ameaças que faziam eram blefes para manter a polícia fora do local. Em uma delas, entretanto, ele diz ter atirado em um policial, o que foi questionado pela promotora.

- Mas vocês não disse que não teve contato visual com nenhum policial, que atirou para o chão?

Ele tentou afirmar que o negociador o teria informado sobre o tiro, mas as explicações não a convenceram.

Último dia 
Questionado sobre o porquê de ter mantido contato com jornalistas, Lindemberg afirmou que só o fez por não confiar nos policias. Segundo ele, a intenção era libertar todos, mas não em uma hora marcada, pois a libertação de surpresa havia “dado certo das outras vezes”.

Para comprovar sua intenção de libertar as meninas no último dia de sequestro, ele afirmou que chegou a pedir para elas colocarem moletons e sapatos para descer.

A mudança de estratégia teria ocorrido quando a ligação do réu com a irmã dele foi supostamente cortada pela polícia. Na sequência, ele diz ter visto os policiais retirando as pessoas da área do prédio. Segundo ele, naquele momento houve novamente a quebra de confiança com a polícia e ele desistiu de descer, mesmo tendo acesso à carta em que um promotor fazia garantias a ele.

Lindemberg Alves começou seu interrogatório por volta de 14h15, pedindo perdão pelos crimes que cometeu. Ele afirmou que foi ao julgamento para dizer a verdade, pois sente que tem uma dívida enorme com a família. O rapaz, de 25 anos, está sendo julgados por 12 crimes, entre eles o assassinato e o cárcere de sua ex-namorada Eloá Cristina Pimentel, em outubro de 2008.

Esta é a primeira vez que ele fala sobre o crime desde que foi preso, em 2008.

Tenente do Gate
Pela manhã, os jurados ouviram o tenente do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) Paulo Sérgio Squiavo. O policial falou por pouco mais de uma hora. Numa explanação minuciosa, que incluiu os métodos usados pelo Gate durante o cárcere de Eloá em 2008, Squiavo relembrou as afirmações que Lindemberg fez logo após o desfecho da tragédia em Santo André.

- Em tom eufórico, ele gritava que havia matado [...] Havia conseguido falar algo do tipo "Estou vivo e a matei". 

Questionado sobre a forma como a Polícia Militar agiu ao invadir o apartamento de Eloá para por fim ao cárcere, Squiavo afirmou que:
- Recebi a ordem de que as negociações estavam ficando infrutíferas e de que se houvesse agressão poderia entrar. Qualquer motivo que mostrasse risco insuportável para os reféns.
Assista ao vídeo:

Julgamento
Este terceiro dia do julgamento começou por volta das 10h50. A previsão inicial era de que o júri fosse concluído nesta quarta, mas segundo o advogado assistente de acusação José Beraldo a previsão é de que as argumentações de acusação e defesa sejam feitas só na manhã da quinta-feira (16).

Após a fala de Lindemberg, o julgamento entrará na fase final: quando os advogados fazem os debates. A promotoria e a defesa têm uma hora e meia cada uma para apresentar seus argumentos para os jurados. Na sequência, pode haver réplica e tréplica, sendo disponibilizada uma hora para cada etapa.

Em seguida, os jurados se reunirão para definir se Lindemberg é culpado ou não dos crimes pelos quais é acusado: além de homicídio, ele também responde por tentativa de homicídio qualificado por motivo torpe contra Nayara, por outra tentativa de homicídio qualificado pela finalidade de assegurar a execução de outros crimes contra o policial militar Atos Antonio Valeriano e, ainda, por crimes de cárcere privado contra Eloá, Nayara e os adolescentes e colegas de Eloá Victor Lopes de Campos e Iago Vilera de Oliveira, e também contra Ronikson Pimentel dos Santos, irmão de Eloá. 
No final do julgamento, a juíza vai estipular a sentença do réu, caso ele seja condenado pelos jurados.


Fonte: R7

"Lindemberg falará a verdade", diz advogada

advogadaDaia Oliver/R7
Advogada pede para imprensa contribuir com trabalhos



Julgamento do caso Eloá
 Cobertura completa




Ana Lucia Assad afirma que não orientou seu cliente







Após a primeira parte do terceiro dia de julgamento, a advogada de Lindemberg Alves, Ana Lucia Assad, afirmou que seu cliente "irá falar a verdade" em seu depoimento, que acontecerá na tarde desta quarta-feira (15), no Fórum de Santo André, no ABC paulista.


Leia mais notícias no R7
- Não oriento cliente e nem testemunha.


Ana Lucia também disse que promotoria e ela se respeitam e pediu para a imprensa colaborar com seu trabalho.


- Peço para não alimentarem repulso porque estou exercendo minha profissão.


Na manhã desta quarta-feira, Ana Lucia chegou ao fórum nesta quarta-feira pelos fundos do prédio. Ela chegou no carro do marido, que tem os vidros escuros, e foi direto para a garagem. Só depois, ela foi até a frente do prédio falar com os jornalistas no local. Nos dias anteriores, a advogada chegou ao fórum entrando pela porta da frente.


Ela criticou ainda alguns jornais, que teriam divulgado a informação de que ela teria brigado com a mãe de Eloá Cristina. Segundo ela, a informação é mentirosa.


Nesta terça-feira (14), a advogada também precisou ser escoltada pela Polícia Militar para deixar o prédio do Fórum de Santo André, no ABC paulista. Ao tentar sair sozinha do local para o intervalo do almoço, ela foi vaiada por pessoas que estão em frente ao local para acompanhar o julgamento do caso Eloá.


Desde o início do julgamento, na segunda-feira (13), Ana Lucia tem causado polêmica ao tentar indicar que a tragédia que terminou com a morte de Eloá tenha sido provocada pela imprensa e pela Polícia Militar; criticar os depoimentos de testemunhas de acusação, como Nayara Rodrigues; e dispensar a mãe de Eloá Pimentel de depor um dia após discutir com a promotoria para conseguir colocá-la de última hora na lista de testemunhas de defesa.


chegou com o marido de carro ao Fórum de Santo André, na manhã desta quarta-feira (15). Ela entrou pela garagem, em um veículo com vidros filmado e não falou com a imprensa.

Terceiro dia

O momento mais esperado deste terceiro e provável último dia do julgamento é o depoimento do réu. Pela primeira vez, após ter sido preso em 2008, ele dará a sua versão do crime. O réu pode se recusar novamente a falar, como fez nas outras vezes em que foi chamado pela Justiça. No entanto, a advogada dele, Ana Lúcia Assad, afirmou que seu cliente está disposto a depor.


Antes do depoimento de Lindemberg, o policial do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) Paulo Sérgio Schiavo deve ser ouvido nesta manhã. Ele fez parte da equipe que invadiu, no dia 17 de outubro de 2008, o apartamento em que as adolescentes eram mantidas reféns. Se repetir a mesma linha que usou nesta terça-feira (14) durante o depoimento do também policial Adriano Geovanini, a defesa tentará responsabilizar a ação policial pela forma como se deu o fim do sequestro.


Para o assistente da acusação José Beraldo, a fala de Lindemberg será um dos pontos altos do julgamento nesta quarta-feira.  Ele diz acreditar que o réu tentará convencer os jurados de que os tiros que atingiram as vítimas não saíram da arma dele. Porém, o criminalista afirma estar tranquilo, pois “as provas apresentadas não deixam dúvidas de que os disparos partiram da arma dele efetivamente”.


Apesar de os laudos periciais terem apontado que os tiros foram dados pelo réu, Ana Lúcia tem tentado desqualificar os exames ao questionar supostas trocas do número de identificação das armas que foram mandadas para perícia. 


Após a fala de Lindemberg, o julgamento entrará na fase final: quando os advogados fazem os debates. A promotoria e a defesa têm uma hora e meia cada uma para apresentar seus argumentos para os jurados. Na sequência, pode haver réplica e tréplica, sendo disponibilizada uma hora para cada etapa.


Em seguida, os jurados se reunirão para definir se Lindemberg é culpado ou não dos crimes pelos quais é acusado: além de homicídio, ele também responde por tentativa de homicídio qualificado por motivo torpe contra Nayara, por outra tentativa de homicídio qualificado pela finalidade de assegurar a execução de outros crimes contra o policial militar Atos Antonio Valeriano e, ainda, por crimes de cárcere privado contra Eloá, Nayara e os adolescentes e colegas de Eloá Victor Lopes de Campos e Iago Vilera de Oliveira, e também contra Ronikson Pimentel dos Santos, irmão de Eloá.


No final do julgamento, que está previsto para acontecer ainda nesta quarta-feira, a juíza vai estipular a sentença do réu caso ele seja condenado pelos jurados.

Tenente relembra últimos momentos de cárcere e a frase de Lindemberg: "Estou vivo e a matei"

plenária-lindemberg-HGDaia Oliver/R7
Veja mais fotos do 3º dia do julgamento
Julgamento de Lindemberg Alves pode não terminar nesta quarta-feira, como o previsto inicialmente





Paulo Squiavo afirmou que invadiu apartamento de Eloá porque "recebeu ordem"

O depoimento do tenente do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) Paulo Sérgio Squiavo terminou às 12h25 desta quarta-feira (15) e durou pouco mais de uma hora. Numa explanação minuciosa, que incluiu os métodos usados pelo Gate durante o cárcere de Eloá em 2008, Squiavo relembrou as afirmações que Lindemberg fez logo após o desfecho da tragédia em Santo André.
- Em tom eufórico, ele gritava que havia matado [...] Havia conseguido falar algo do tipo "Estou vivo e a matei".
Veja em vídeos a cobertura do 3º dia
Squiavo confirmou a versão dada anteriormente pelas testemunhas de acusação de que Lindemberg estava muito alterado durante o cárcere. Segundo o tenente, que ficou em um apartamento vizinho ao de Eloá durante as negociações, os gritos do réu foram ouvidos coma ajuda de um estetoscópio.

- [Lindemberg estava] sempre muito alterado, persistindo na intenção de tirar a vida da vítima [Eloá].

Veja fotos do 3º dia de júri
Questionado sobre a forma como a Polícia Militar agiu ao invadir o apartamento de Eloá para por fim ao cárcere, Squiavo afirmou que:
- Recebi a ordem de que as negociações estavam ficando infrutíferas e de que se houvesse agressão poderia entrar. Qualquer motivo que mostrasse risco insuportável para os reféns.
O tenente contou também que os policiais tinham analisado as paredes do apartamento, conheciam a estrutura da porta e sabiam que, atrás delas, havia sido montada uma barricada por Lindemberg com os móveis do local. Segundo ele, foi por isso que foi usada uma explosão para invadir o imóvel.
Ele afirmou ainda que, no dia do desfecho do cárcere de Eloá e Nayara (em outubro de 2008), ouviu quatro tiros disparados de dentro do imóvel: um antes da explosão e três depois. Questionado sobre porque não invadiu o local logo após ouvir o primeiro disparo, Squiavo afirmou que "não tinha autorização" até então.




Julgamento
Após o fim do depoimento de Squiavo, o julgamento foi interrompido para o intervalo do almoço e deverá ser retomado por volta das 13h30. Este terceiro dia do julgamento começou por volta das 10h50. A previsão inicial era de que o júri fosse concluído nesta quarta, mas segundo o advogado assistente de acusação José Beraldo a previsão é de que as argumentações de acusação e defesa seja feita só na manhã da quinta-feira (16).


No retorno do júri, nesta tarde, deverá ocorrer o interrogatório de Lindemberg Alves ao longo de toda a tarde. Pela primeira vez, após ter sido preso em 2008, ele dará a sua versão do crime. Lindemberg pode se recusar novamente a falar, como fez nas outras vezes em que foi chamado pela Justiça. No entanto, a advogada dele, Ana Lucia Assad, afirmou que seu cliente está disposto a depor.


Após a fala do réu, o julgamento entrará na fase final: quando os advogados fazem os debates. A promotoria e a defesa têm uma hora e meia cada uma para apresentar seus argumentos para os jurados. Na sequência, pode haver réplica e tréplica, sendo disponibilizada uma hora para cada etapa.


Em seguida, os jurados se reunirão para definir se Lindemberg é culpado ou não dos crimes pelos quais é acusado: além de homicídio, ele também responde por tentativa de homicídio qualificado por motivo torpe contra Nayara, por outra tentativa de homicídio qualificado pela finalidade de assegurar a execução de outros crimes contra o policial militar Atos Antonio Valeriano e, ainda, por crimes de cárcere privado contra Eloá, Nayara e os adolescentes e colegas de Eloá Victor Lopes de Campos e Iago Vilera de Oliveira, e também contra Ronikson Pimentel dos Santos, irmão de Eloá.


No final do julgamento, a juíza vai estipular a sentença do réu, caso ele seja condenado pelos jurados.
Depoimentos Na terça-feira, nove pessoas foram ouvidas no plenário. Os primeiros a prestar depoimento foram o irmão mais velho de Eloá, Ronikson Pimentel dos Santos, e o advogado Marco Antonio Cabello. Na sequência Ana Cristina Pimentel, mãe de Eloá, seria ouvida, mas a defesa a dispensou.


Depois, o irmão mais novo de Eloá, Everton Douglas, de 17 anos, deu seu testemunho. Entre outras coisas, ele disse que sente “muita pena” do acusado por considerá-lo um monstro.


Após um intervalo para almoço, foram ouvidos os jornalistas Rodrigo Hidalgo e Marcio Campos; os peritos Dairsse Aparecida e Helio Rodrigues; o delegado Sérgio Luitzza e o policial do Gate Adriano Geovanini.
Assista ao vídeo:


Brasil terá dois feriados a mais em 2012. Veja lista


Saiba em que dias da semana caem os feriados e os pontos facultativos


Nesta segunda-feira (26), o governo publicou no Diário Oficial da União o calendário de feriados nacionais e pontos facultativos de 2012. Serão, ao todo, 16 datas, dois dias a mais do que em 2011.
A portaria do Ministério do Planejamento diz que os brasileiros vão poder aproveitar oito feriados nacionais e oito pontos facultativos ao longo do próximo ano.
Se neste ano o Natal e o Ano-Novo caíram em um domingo, em 2012, ano bissexto, as datas comemorativas serão em uma terça-feira.
O texto diz ainda que os feriados estaduais e municipais serão respeitados pelos órgãos da administração federal.  
Veja a lista completa:
DataDia da semanaO que éComemoração
1º de janeiroDomingoferiado nacionalConfraternização universal
20 de fevereiroSegunda-feiraponto facultativoCarnaval
21 de fevereiroTerça-feiraponto facultativoCarnaval
22 de fevereiroQuarta-feiraponto facultativo até as 14 horasQuarta-feira de Cinzas
6 de abrilSexta-feiraponto facultativoPaixão de Cristo
21 de abrilSábadoferiado nacionalTiradentes
1º de maioTerça-feiraferiado nacionalDia Mundial do Trabalho
7 de junhoQuinta-feiraponto facultativoCorpus Christi
7 de setembroSexta-feiraferiado nacionalIndependência do Brasil
12 de outubroSexta-feiraferiado nacionalNossa Senhora Aparecida
28 de outubroDomingoponto facultativoDia do Servidor Público
2 de novembroSexta-feiraferiado nacionalFinados
15 de novembroQuinta-feiraferiado nacionalProclamação da República
24 de dezembroSegunda-feiraponto facultativoVéspera do Natal
25 de dezembroTerça-feiraferiado nacionalNatal
31 de dezembroSegunda-feiraponto facultativoVéspera de Ano-Novo
Fonte: R7

Ultimas Postagens da RADIO MAIS

Wordle: Radio Mais 1.000.000 de visitas Ultimas do blog

Mundo População Relógio

Olhar Digital - Últimas Notícias











R7- Notícias de Futebol

R7 - Notícias de Brasil

R7 Notícias de Internacional

R7- Noticias de Cidades

R7 - Notícias de Tecnologia e Ciência

R7 - Notícias de Cinema

R7- Not