A cada dia, fica mais difícil encontrar água e comida nos supermercados japoneses
Tentativa de apoiar a economia japonesa não impediu queda da bolsa de valores
O Banco do Japão anunciou nesta terça-feira (15) duas injeções de dinheiro na economia do país. Somadas, elas chegam a 8 trilhões de ienes (70 bilhões de euros, cerca de R$ 161 bilhões).
O dinheiro extra seria para apoiar a economia japonesa, abalada pela catástrofe que atinge o país. A cada dia, os japoneses têm mais dificuldade em comprar itens básicos como água e comida.
Na segunda-feira (14), o banco colocou 15 trilhões de ienes (131,6 bilhões de euros) na economia japonesa.A instituição também decidiu na véspera manter sua taxa básica de juros em entre 0% e 0,1% para facilitar o financiamento e estabilizar os mercados.
Além de devastar o nordeste do Japão, o tsunami provocou sérios problemas em diversas centrais nucleares do país, prejudicando o fornecimento de energia, algo vital para a produção japonesa.
Bolsa de valores
Apesar do impulso econômico dado pelo Banco do Japão, a bolsa de valores de Tóquio operou em baixa durante todo o dia, chegando a cair mais de 12%. O mercado fechou em baixa de 10,55%.
Os maus resultados financeiros fizeram outras bolsas da Ásia caírem também. As bolsas de Honk Kong, Seul e Xangai operavam em baixa de cerca de 3%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário