Google Tradutor

Pesquisar este blog

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NOSSO BLOG,DESDE JA MUITO OBRIGADO!
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
ver tv online

Ultimas Postagens

sábado, 28 de julho de 2012

Redes Wi-Fi II: Fazendo o sinal chegar mais longe com latinhas


Feng Shui em Redes Wi-Fi II: Fazendo o sinal chegar mais longe
Testamos o mito de adaptar latas de refrigerante e de "Pringles" na antena do roteador wi-fi e mostramos os resultados



Em dezenas de sites pela Internet, consta a lenda de que, com o uso de latas de refrigerante ou daquelas embalagens das batatas "Pringles", adaptadas às antenas do roteador, é possível amplificar o sinal e obter ganhos milagrosos de redução de interferência (noise reduction).

Teoricamente, é possível que seja verdade, uma vez que o alumínio é um ótimo condutor magnético, e o aumento da área de superfície da antena é capaz de fazer as ondas reverberarem com maior facilidade. É mais ou menos a história da palha de aço na antena de TVs antigas.

Resolvemos fazer o teste no SD. Primeiro, testamos a gambiarra com duas latas de refri e depois, com latas de Pringles, em diferentes posições. O roteador usado para testes foi um TPLink de 54 Mbps. Usamos também um programa de medição de sinal gratuito, chamado NetStumbler, que está disponível para download no site.

Antes de iniciarmos os testes, isolamos o router e monitoramos, durante cerca de 15 minutos, o seu sinal (SNR), que marcou uma média de 54 decibéis.






Teste 1: Latas de refrigerante cortadas no bocal


Para fazer o teste, você precisa cortar as latas vazias perto do bocal, na área em que a abertura seja equivalente (ou bem próxima) ao diâmetro total do objeto. Como a lata de alumínio é bastante flexível, você pode fazer o corte com uma faca de cozinha ou uma tesoura razoavelmente boa, como mostrado nas figuras abaixo.





Lave e seque bem os resíduos de refrigerante das latas.

Faça um buraco no meio do corpo das latas, de modo a poder encaixá-las nas antenas (sugerimos que faça isso com um estilete).





A seguir, encaixe as latas no topo das antenas.







Na medição do NetStumbler, o SNR (Signal-to-Noise Ratio) saltou para 58 decibéis.





Teste 2: Teste com as latas abertas


Outra opção pesquisada na Internet (e sugerida aqui pelo pessoal da redação) foi cortar a lata na vertical, de modo a expor e ampliar a área de alumínio.





Desta feita, o NetStumbler atingiu os 64 decibéis.

Mais uma informação importante: nesse caso, se você colocar uma lata contra a outra, da segunda antena, o SNR cai para 58 decibéis, possivelmente porque os dois suportes de alumínio estão contrapostos e levam à confusão do sinal.





Teste 3: Lata das batatas "Pringles"


Repetindo o teste das latas de refrigerante com as embalagens das batatas Pringles, obtivemos praticamente os mesmos resultados.





No primeiro teste, com a lata fechada, encaixada perpendicularmente na antena, o SNR fica nos 58 decibéis. Quando abrimos as latas e as alinhamos de forma paralela às antenas, chegamos a uma variação de redução de interferência entre 64 a 66 decibéis.

Também testamos colocar a lata de "Pringles" aberta sobre as duas antenas como se fosse uma "telha". E desta forma, conseguirmos chegar aos 62 decibéis de SNR.





Conclusões


Após o teste, que ainda foi repetido num router NetGear WGR614, com resultados similares, pudemos deduzir que:

1- A melhoria de sinal com o uso de instrumentos domésticos como latas de refrigerante e embalagens de "Pringles" nas antenas do roteador wi-fi é verdadeira e perceptível, independente de software de medição de sinal.

2- Os ganhos na qualidade do sinal podem chegar a 20% apenas com essas pequenas implementações.

3- É óbvio que esta não é uma opção profissional, nem visa a substituir o upgrade (se necessário) para melhores equipamentos ou para uma infraestrutura de rede mais adequada às suas necessidades. Entretanto, para casos pontuais e domésticos, é, sim, uma alternativa válida.

4- O alinhamento das latas também é muito importante e gera diferenças de resultados. Quando abertas, elas precisam estar fixadas exatamente na paralela das antenas para atingir seu potencial máximo.



Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/feng-shui-redes-wi-fi-ii-fazendo-sinal-de-internet-longe.html#ixzz21vRtg3MY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultimas Postagens da RADIO MAIS

Wordle: Radio Mais 1.000.000 de visitas Ultimas do blog

Mundo População Relógio

Olhar Digital - Últimas Notícias











R7- Notícias de Futebol

R7 - Notícias de Brasil

R7 Notícias de Internacional

R7- Noticias de Cidades

R7 - Notícias de Tecnologia e Ciência

R7 - Notícias de Cinema

R7- Not