Google Tradutor

Pesquisar este blog

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NOSSO BLOG,DESDE JA MUITO OBRIGADO!
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
ver tv online

Ultimas Postagens

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cientistas demonstram braço biônico controlado pelo pensamento

Jim Watson/AFPAFP
Jim Watson/AFP

Braço biônico consegue reproduzir ao amputado parte das sensações da pele

Tecnologia redireciona sinais do cérebro de nervos lesionados a músculos intactos

Um braço biônico ortopédico controlado pelo pensamento do usuário, que, inclusive, reproduz para o amputado parte das sensações da pele, será apresentado nesta quinta-feira (17) durante uma importante conferência científica nos Estados Unidos.

Mais de 50 amputados de todo o mundo, muitos deles veteranos de guerra que perderam partes do corpo em combate, receberam próteses como essas desde que foram inventadas pelo médico americano Todd Kuiken em 2002.

O braço usa uma tecnologia chamada de restauração nervosa muscular dirigida (TMR, na sigla em inglês), que redireciona os sinais do cérebro dos nervos lesionados aos músculos que estão intactos e em uso.

Glen Lehman, um sargento americano reformado que perdeu o braço no Iraque, vai demonstrar a tecnologia na conferência anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência.

Antes da apresentação, Kuiken contou que, há mais de 20 anos, se deu conta de que "as próteses da época eram incapazes de aumentar as funções e o movimento dos amputados".

- Embora seja preciso progredir muito mais, conseguimos fazer avanços significativos para melhorar as capacidades dos amputados.

Uma série de esforços para ensaiar e melhorar esse tipo de robótica 'leitora do pensamento', conhecida como interfaces cérebro-computador, também serão exibidas na conferência.

Graças a essas interfaces, os cientistas podem instalar chips de computador na superfície do cérebro para interpretar a atividade neuronal, o que permite aos pacientes com lesões na espinha dorsal controlar uma variedade de aparelhos, de jogos de computador a próteses.

Apesar de a tecnologia ser surpreendente, não é nada fácil de manipular para os pacientes. Segundo José del R. Millan e sua equipe da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, em um aparelho com "interface cérebro-computador típico", os usuários mandam mensagens mentais para a direita, a esquerda ou no ponto zero (sem comando).

- Mas o ponto zero é muito complicado de manter e exige concentração extrema. Depois de mais ou menos uma hora, a maioria dos usuários fica exausta. O que não ajuda muito se você precisa manobrar a cadeira de rodas em um aeroporto.

Por isso, agora os pesquisadores tentam montar uma máquina que leia os sinais do cérebro do amputado e interprete sua vontade. Eles pedem a eles que leiam ou falem em voz alta enquanto pensam a maior quantidade possível de direções à direita, à esquerda e neutras. A tecnologia aprende a distinguir entre tanta informação e entende quando um comando é ordenado.

Segundo os cientistas, o resultado, "torna a multitarefa uma realidade, ao mesmo tempo em que permite aos usuários respirar".

FONTE:R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultimas Postagens da RADIO MAIS

Wordle: Radio Mais 1.000.000 de visitas Ultimas do blog

Mundo População Relógio

Olhar Digital - Últimas Notícias











R7- Notícias de Futebol

R7 - Notícias de Brasil

R7 Notícias de Internacional

R7- Noticias de Cidades

R7 - Notícias de Tecnologia e Ciência

R7 - Notícias de Cinema

R7- Not