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domingo, 9 de janeiro de 2011

Nova Honda Biz 125 ganha motor flex

Tanque cresceu para 5,5 litros e melhorou a autonomia, que era um ponto fraco da moto

Do escudo frontal à lanterna traseira, tudo é novo, assim como o banco e a posição de pilotagem

Do R7, com WebMotors (Lucas Rizzollo / Infomoto)

Em poucas palavras: a nova Honda Biz 125 é uma evolução da espécie. De uma ponta a outra, o modelo 2011 da cub recebeu pequenas mudanças que a deixam ainda mais competitiva e à frente das concorrentes. Do escudo frontal à lanterna traseira, tudo é novo, assim como o banco e a posição de pilotagem.

O motor agora funciona com álcool ou gasolina e o tanque de combustível cresceu. São 5,5 litros que aumentam a autonomia, um dos pontos fracos do modelo. Outra inovação no motor é o uso do moderno sistema de balancins roletados no cabeçote.

No novo painel com fundo azul existe um indicador com a inscrição ALC, avisando o condutor que existe mais de 80% de etanol no tanque. Serve apenas como um alerta de que o motor pode levar mais tempo para entrar em funcionamento, especialmente em dias e locais frios. Mas ainda assim é possível completar o tanque somente com etanol ou gasolina.

A posição de pilotagem ficou mais natural com a elevação do guidão e o uso de um banco mais largo. No modelo 2010 o piloto era projetado para frente do banco, problema que não acontece na versão 2011. Quem também recebeu atenção dos projetistas foi a garupa, já que as pedaleiras são fixadas diretamente no quadro e não na balança traseira. Deste modo não é preciso acompanhar com as pernas os movimentos da suspensão traseira.

Todas as alterações parecem ter sido orientadas pelas pesquisas de opinião com os consumidores da Biz 125. Afinal, a Honda melhorou os principais pontos fracos de sua popular cub, como, por exemplo, a capacidade do tanque de combustível, a ergonomia e conforto da garupa.

No quesito visual, as novidades também estão por todo o modelo 2011 da Honda 125 Biz. Na dianteira, o escudo frontal cresceu, assim como os indicadores de direção. O farol é novo e tem maior capacidade de iluminação. Nas laterais, fica evidente a intenção de ampliar a proteção aos pés com um escudo frontal maior.

Ao olhar a motocicleta pela primeira vez é impossível não reparar na parte traseira. Completamente nova, tem uma lanterna retangular e as setas agora estão posicionados no paralama. De acordo com a Honda, as modificações foram feitas para atender normais européias, que devem ser adotadas também no Brasil.

A norma em questão estipula uma distância mínima entre as lanternas e os piscas traseiros para maior segurança. Porém, vale dizer que a solução encontrada pelos projetistas da Honda parece mesmo uma adaptação de última hora. As luzes de direção fixadas no paralama destoam de todo o conjunto.

Sob o banco, o porta capacetes ficou inalterado, assim com o gancho logo abaixo do guidão. Quem também foi mantido para 2011 é a cor rosa metálica. Segundo dados da Honda, 66% dos compradores de Biz são do sexo feminino. As demais cores são verde metálico, vermelho e preto.

Apesar das mudanças, o preço sugerido não sofreu grandes alterações. A versão de entrada, KS sem partida elétrica, ficou mais barata: custa R$ 5.290 (R$ 7 a menos que o modelo 2010). Já a intermediária, ES com partida elétrica e freio a tambor na dianteira, o preço subiu R$ 36, indo para R$ 5.890. A previsão para 2011 é aumentar em 15% o volume de vendas do modelo chegando a 20.000 unidades mês.

Seguindo os passos da CG Titan 150, Bros 150 e da Fan 150, a adoção da tecnologia flex deixa o modelo ainda mais a frente das concorrentes, que ainda usam a alimentação por carburador e só aceitam gasolina.

Desde que apresentou a C100 Dream, em 1992, a Honda vem lançando versões cada vez mais sofisticadas para representar a marca na categoria Cub (cheap urban bike, algo como moto urbana de preço baixo). Em 1998, o nome Dream deu lugar à nomenclatura Biz e, em 2002, foi lançada a versão + (mais) com rodas de liga leve e partida elétrica.

Em 2005 o visual foi renovado e o motor passou a ter 125 cc de capacidade. Já em 2008, a alimentação por injeção eletrônica (PGM-FI) foi incorporada ao modelo. De 92 até 2010 foram vendidas mais de 1,9 milhão de unidades da cub. Com a adoção da tecnologia Flex para 2011 este número só deve aumentar.




FONTE: r7

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