Google Tradutor

Pesquisar este blog

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NOSSO BLOG,DESDE JA MUITO OBRIGADO!
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
ver tv online

Ultimas Postagens

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Rios de lava formaram planícies de Mercúrio

Mercúrio
Descoberta foi feita com base em sonda da Nasa que viaja em torno do planeta
AFP
Fendas vulcânicas se abriram há bilhões de anos em Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, e liberaram a lava que formou suas planícies. A informação é de um estudo publicado na edição desta quinta-feira (29) da revista científica Science e que descreve as descobertas de uma sonda da Nasa que viaja em torno do planeta desde março.
De acordo com a pesquisa, entre 3,5 e 4 bilhões de anos atrás, fendas vulcânicas se abriram na crosta de Mercúrio e expeliram lava, formando as planícies que ocupam 6% do planeta pequeno e quente e que cobrem uma superfície equivalente a 60% dos Estados Unidos.
Uma série de informes divulgados na revista descrevem as descobertas da sonda Messenger, da Nasa, desde que começou a orbitar Mercúrio, em meados de março.
As fendas que derramaram lava não eram como os vulcões de montanha, que se formam gradualmente ao longo do tempo, como os do Havaí, por exemplo, mas profundos cortes que expulsaram rios de lava incandescente. Em alguns lugares, as larvas fluíam a até 2 km de profundidade.
Um dos autores do estudo, James Head, professor de Ciências Geológicas da Universidade Brown, diz que “esses cortes, de até 25 km de comprimento, parecem ser a fonte de enormes volumes de lava muito quente que saíram para a superfície de Mercúrio”.
Os vulcões contribuíram para a formação dos planetas, inclusive Marte. Eles ajudam os planetas a liberar seu calor interno.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultimas Postagens da RADIO MAIS

Wordle: Radio Mais 1.000.000 de visitas Ultimas do blog

Mundo População Relógio

Olhar Digital - Últimas Notícias











R7- Notícias de Futebol

R7 - Notícias de Brasil

R7 Notícias de Internacional

R7- Noticias de Cidades

R7 - Notícias de Tecnologia e Ciência

R7 - Notícias de Cinema

R7- Not