A tempestade solar que atingiu a Terra durante essa semana deu algo de novo à aurora boreal. O fenômeno natural, que já é reconhecido por sua beleza, acabou encantando ainda mais com um show de luzes durante as madrugadas destas sexta e quinta-feira.
O fenômeno já era esperado e diversos fotógrafos estavam prontos para registrar quando o espetáculo teve início, ainda assim, até mesmo os pesquisadores que estavam acostumados com o fenômeno ficaram surpreendidos com o que viram. A cidade de Trondheim, na Noruega, foi o local mais cotado para a captura de imagens.
Além dos fotógrafos, a Nasa também registrou imagens do fenômeno e divulgou a aurora do ponto de vista das altas latitudes da Suécia. A fotografia foi registrada as noites de 24 e 25 de janeiro.
A tempestade solar desta semana foi considerada pelo Centro de Previsão Meteorológica Espacial dos Estados Unidos como uma das mais fortes dos últimos seis anos, o que proporcionou um efeito tão intenso na noite do polo global que fez com que a escuridão fosse varrida do céu.
A aurora boreal é formada pelas partículas elétricas que são carregadas pelos ventos solares, liberadas por explosões da estrela. Ao entrarem em choque com o campo magnético que cobre a Terra, algumas destas partículas acabam ficando retidas, o que ocasiona a luminosidade colorida no céu.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário