Google Tradutor

Pesquisar este blog

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NOSSO BLOG,DESDE JA MUITO OBRIGADO!
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
ver tv online

Ultimas Postagens

sábado, 26 de março de 2011

Após polêmica da transposição, rio São Francisco pode abrigar duas usinas nucleares

Thiago Faria/R7
Thiago Faria/R7

Vista do rio São Francisco na região de Paulo Afonso, na Bahia


Estudo preliminar descarta litoral e aponta entre BA e PE como ideal para construção

As duas próximas usinas nucleares do país podem ser construídas às margens do rio São Francisco, que banha cinco Estados do Nordeste e virou alvo de polêmica em 2007 quando o governo decidiu iniciar as obras de transposição, uma das principais vitrines do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Relatório preliminar da Eletronuclear, que chegará às mãos da presidente Dilma Rousseff e dos ministros responsáveis pelo programa nuclear brasileiro, aponta como ideal a área entre Bahia e Pernambuco e praticamente descarta obras na faixa litorânea entre os dois Estados.

Drauzio Atalla, supervisor de novos empreendimentos da Eletronuclear, reitera que essa é uma análise preliminar e que, se aprovada, entraria numa segunda fase, em que a região é “revirada do avesso”. São 20 meses de novos estudos que envolvem mais de 50 profissionais especializados e um orçamento de R$ 20 milhões.

- Escolhidas duas ou três áreas, aí nós vamos fazer as etapas finais, que consistem em virar do avesso a região, sob todos os aspectos: ambiental, saúde e segurança, sócio-econômico e custos de engenharia. Mas já faremos isso sobre áreas com altíssima probabilidade de serem [áreas] muito boas.

Atalla minimiza o impacto ambiental na construção de uma usina nuclear em um rio porque a tecnologia seria diferente da empregada em Angra, onde a água do mar é usada para retirar o calor do sistema, resultando numa grande vazão, algo em torno de 70 metros cúbicos por segundo. Já no rio, uma nova usina teria uma torre de refrigeração, o que reduz para até cinco metros cúbicos o consumo de água. Muito pouco, explica o supervisor.

- O rio São Francisco tem uma vazão garantida de aproximadamente 1.700 metros cúbicos por segundo. E nós estamos falando em 5 metros cúbicos por segundo.

Antonio Carlos Marques Alvim, professor de engenharia nuclear da UFRJ, com PhD em energia nuclear no MIT (Massachusetts Institute of Technology), vê como positiva a instalação de usinas nucleares na região do São Francisco.

- Haverá a possibilidade de desenvolver a região, as indústrias ao redor etc. porque esse tipo de usina traz um certo crescimento econômico, então eu acho benéfico para o Nordeste. Na Europa há várias usinas nucleares perto de rios, de lagos.

Sem entrar em detalhes, o professor e físico nuclear José Goldemberg, do IEE (Instituto de Eletrotécnica e Energia) da USP (Universidade de São Paulo), defende que a expansão do programa nuclear seja revisto, bem como a construção de usinas nucleares ao longo do Rio São Francisco.

Ricardo Baitelo, coordenador da campanha de energias renováveis do Greenpeace, também discorda do projeto e prevê impacto negativo na região.

- O Nordeste nem sempre tem uma ampla disponibilidade de água, ao contrário, nós temos várias épocas críticas e a geração nuclear consome muita água. Já houve no mundo casos de usinas nucleares que depreciaram o nível de água de rios próximos, e provocaram até a seca desses rios.

No total, o programa nuclear do país prevê quatro usinas nucleares até 2030, duas no Nordeste e duas no Sudeste, além de Angra 3, que já está em construção e deve ficar pronta até 2015. No Sudeste, os estudos nem começaram. Até agora, o acidente em Fukushima, no Japão, embora tenha acendido um alerta para questões de segurança, não alterou os investimentos do Brasil em energia atômica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultimas Postagens da RADIO MAIS

Wordle: Radio Mais 1.000.000 de visitas Ultimas do blog

Mundo População Relógio

Olhar Digital - Últimas Notícias











R7- Notícias de Futebol

R7 - Notícias de Brasil

R7 Notícias de Internacional

R7- Noticias de Cidades

R7 - Notícias de Tecnologia e Ciência

R7 - Notícias de Cinema

R7- Not