Google Tradutor

Pesquisar este blog

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NOSSO BLOG,DESDE JA MUITO OBRIGADO!
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
ver tv online

Ultimas Postagens

domingo, 18 de março de 2012

Internet no Brasil: conheça os problemas e possíveis soluções para melhorar o serviço

Agora, por lei, operadoras precisarão garantir entrega de velocidades mais próximas daquela contratada

Antes de você responder à pergunta, é bom saber que a maioria esmagadora dos usuários de internet no Brasil estão insatisfeitos com a velocidade das conexões. E você: você acha que o dinheiro que você paga pelo acesso vale a pena?
Perguntamos para algumas pessoas nas ruas e as respostas foram unânimes: Serviço com alto custo e péssima qualidade!
O problema é sério e, no ano passado, a Anatel, agência que regula as telecomunicações,  resolveu fazer alguma coisa. Colocar uma certa ordem no barraco. Pelas regras aprovadas, a vida fácil das operadoras pode ficar um pouco mais difícil.
Hoje, uma operadora pode vender a você um pacote de acesso à Web e entregar apenas 10% da velocidade contratada. Ou seja, você pode até pagar por 10 mega de conexão, mas a operadora pode entregar apenas 1 mega e está tudo certo. Pelas novas regras, esse valor mínimo de 10% vai começar a subir. A partir de novembro desse ano, esse mínimo já terá de ser 20%. E esse número precisa crescer nos próximos anos, alcançando o mínimo de 40% em 2014. Quem não cumprir, pode ser multado em até R$25 milhões.
Se a velocidade vai subir lentamente, pelo menos uma novidade já está em vigor. As operadoras são obrigadas a oferecer em seus sites medidores de velocidade. Talvez seja para você ter certeza de que está recebendo menos do que paga...
Brincadeiras à parte. Até esses medidores viraram um problema. O software escolhido para medir a velocidade é este aqui, velho conhecido dos internautas: o SpeedTest. E uma empresa de auditoria foi escolhida para aferir a qualidade do serviço, a PriceWaterhouse. Mas, tem gente dizendo que tudo continua errado. Uma dos críticos do esquema é o NIC.BR – entidade ligada ao órgão responsável pelo registro dos domínios de internet no Brasil.
Milton Kaoru, diretor de projetos do NIC.BR, diz que "o que está sendo medido com o SpeedTest é a web, que é apenas um serviço. A internet tem muito mais serviços que a web". Ele diz que isso é fácil de mascarar, pois você não está medindo o serviço de comunicação de multimídia. E ainda tem outro agravante: está na resolução que a medição tem que ser feita do assinante até o ponto de troca de tráfego, o que não está sendo feito: "O método que eles querem utilizar para a medição não é adequado", diz.
Por enquanto, estamos falando de conexão à Internet via banda larga fixa. Mas, também a partir de novembro, as operadoras móveis de 3G também terão de oferecer medidores em seus sites. Pode apostar que vem nova polêmica por aí. 

Veja a materia completa no Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultimas Postagens da RADIO MAIS

Wordle: Radio Mais 1.000.000 de visitas Ultimas do blog

Mundo População Relógio

Olhar Digital - Últimas Notícias











R7- Notícias de Futebol

R7 - Notícias de Brasil

R7 Notícias de Internacional

R7- Noticias de Cidades

R7 - Notícias de Tecnologia e Ciência

R7 - Notícias de Cinema

R7- Not