Será que é realmente necessário reiniciar os modens para corrigir problemas de internet ou isso não passa de um mito?
Sempre que os usuários reclamam de algum problema relacionado à banda
larga, os atendentes das operadoras pedem para que o modem seja
reiniciado. Você já deve ter passado por isso e, caso seu problema não
tenha sido resolvido, certamente ficou pensando em poucas e boas para
dizer ao funcionário da empresa de atendimento e suporte técnico.
Mas será que realmente é possível consertar uma conexão apenas
desligando e religando o modem em seguida? Ou estaríamos apenas dando
tempo para que os operadores encontrem verdadeiros erros nos servidores?
Descubra se estas instruções do suporte técnico possuem algum
fundamento ou se tudo não passa de um mito da manutenção de redes.
“Oi, não consigo acessar meu modem!”
Uma das primeiras ações que os usuários podem fazer para saber se a
internet não está disponível, ou se é o modem que não está enviando o
sinal, é tentar acessar o painel de configurações do roteador.
Geralmente este acesso é feito pelo navegador, no qual é inserido o
endereço do gateway padrão e também os dados de administração da rede.
Se o computador não conseguir contato com o modem, significa que o
modem está completamente impossibilitado de enviar pacotes de dados.
Provavelmente ele está recebendo o sinal de internet pela linha
telefônica, mas como as portas estão travadas, os computadores e outros
dispositivos ligados a ele não conseguem receber o mesmo sinal.Se você não conseguiu chegar a esta tela, é hora de reiniciar o modem.
Para resolver este problema, é realmente necessário seguir os passos
indicados pelo suporte das operadoras - desligar e ligar o aparelho
novamente. Quando o modem é reiniciado, as portas são destravadas e o
sinal volta a fluir normalmente para os computadores.
Mas por que os modems travam?
Há vários motivos que podem ocasionar o travamento dos modems, mas
alguns deles ocorrem com mais frequência do que outros. É o caso dos
“picos de luz”, que podem afetar os roteadores de várias maneiras,
causando inclusive danos físicos nos aparelhos. Por isso, é recomendado
que sejam utilizados estabilizadores ou filtros de linha nos
dispositivos.
De maneira geral, sempre que a rede elétrica recebe mais energia do
que o padrão, ocorrem “picos de luz”, que podem gerar sobrecargas nos
aparelhos eletrônicos que estiverem ligados nas tomadas. Com esta
sobrecarga, os modems acabam “se perdendo” e as portas são travadas,
impedindo o sinal de internet de ser distribuído para outros aparelhos.
Sujeira na linha
Outra causa muito comum de travamento de modems é a instabilidade no
sinal de internet. O sinal ADSL é bastante sensível, por isso qualquer
ruído pode gerar “sujeira” na linha e fazer com que o modem seja
travado. Resolver este problema pode ser um pouco mais complicado, mas
um dos passos para a resolução é a reinicialização do modem.
Com a interrupção na demanda do sinal, a empresa que oferece a
internet banda larga pode realizar verificações na qualidade dos dados
transmitidos. Se este for o problema da sua internet, provavelmente será
recomendado que você instale filtros de linha nas tomadas telefônicas,
para separar o sinal ADSL e o sinal de voz com maior clareza.
Sobrecarga de tarefas
Quando ficamos muito tempo sem descansar, nosso corpo passa a
responder com menos clareza. Com a tecnologia também é assim: se você
deixar seu modem muito tempo ligado, ele pode acumular erros de sinal e
chega a travar. Para corrigir este problema também só será necessário
reiniciar o aparelho.
Mas para evitar que isso aconteça com frequência, tudo o que você
precisa fazer é desligar o modem em momentos de ociosidade da rede. Por
exemplo, se todos estiverem dormindo, não há motivos para que o aparelho
continue ligado. O mesmo pode ser dito para momentos em que todos estão
fora.
.....
Como você pode perceber, reiniciar o modem é realmente uma boa ideia
nos momentos em que o problema da internet está apenas na rede interna.
Em casos de dificuldades ou problemas gerados pela operadora de
telefonia (tanto na transmissão do poste às tomadas ou dos servidores
aos postes), os procedimentos precisam ser realizados por técnicos
especializados.
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